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Inclusão social é um termo amplo, utilizado em contextos diferentes, em referência a questões sociais variadas. De modo geral, o termo é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como: Condições sócio – econômicas, Gênero, Raça, Falta de acesso a tecnologias (exclusão digital). A inserção dessas pessoas que se encontram a margem da sociedade ou o acesso às tecnologias aos excluídos digitais ocorre, geralmente, por meio de projetos de inclusão social, o que reforça a utilização desse termo. Porém, alguns autores defendem que não existe o “fora” ou “dentro” da sociedade, já que todas as pessoas são produtos dela.
No Brasil, todos têm o direito à educação, independente do gênero, raça, classe social, mas o tema de maior repercussão no processo educativo é a inclusão de crianças/ adultos que possuem deficiência física ou mental.
Sabemos que pessoas especiais têm não somente o direito a frequentar o ensino regular como também de suporte necessário, seja um professor específico ou equipamentos escolares a fim de suprir suas necessidades específicas.
Quando a escola recebe um aluno que apresente uma deficiência, a equipe escolar deve acolher esse aluno, se necessário ter uma conversa com os outros alunos com o intuito de extinguir o preconceito para que o aluno deficiente não venha a ser vítima de bullyng no ambiente escolar.
É muito importante o professor trabalhar esse tema em sala de aula para que todos estejam preparados a receber um aluno deficiente, estejam abertos e receptivos rompendo barreiras e preconceitos.
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